Quantcast
Channel: Vida de Triatleta » Nutrição

Seja bem-vinda Nutrishape!

$
0
0

Procurávamos a um tempo uma forma de poder produzir conteúdo de qualidade a respeito de nutrição esportiva, procuramos e recebemos propostas de algumas empresas do ramo porém nenhuma delas se encaixava com a nossa missão, sentíamos que faltava alguma coisa, que faltava vibrar na mesma frequência. Pois bem, não falta mais.

No mercado desde 2004, a NutriShape tem como propósito principal oferecer a seus clientes o melhor em termos de suplementos alimentares. Com um clima super acolhedor a loja localizada no bairro Água Verde em Curitiba/PR é com certeza um diferencial dentro desse mercado que as vezes é capaz de confundir até o mais focado dos atletas com as suas variedades e novidades  que inundam as lojas mês após mês. O atendimento é fantástico e o atleta sai de lá com a certeza de que foi assessorado da melhor forma possível.

Mas porque a Nutrishape?

loja

A Nutrishape está localizada na Av. Iguaçu, 2403, no bairro Água Verde em Curitiba/PR. Também está online no site www.nutrishape.com.br

Quando conhecemos a empresa e o pessoal da Nutrishape percebemos que a pegada era outra. Por ter atletas de endurance na sua gerência a empresa tem um perfil super esportivo, lá além do “clima” ser mais familiar para os triatletas os próprios produtos também atendem 100% a nossa demanda. Resumindo, a loja tem a cara do triathlon! A proposta trabalhada pela Nutrishape é justamente atender o seu cliente da forma mais clara, funcional e efetiva possível por isso temos muita coisa em comum.  Produtos de qualidade, informação de qualidade, atendimento de qualidade…

O que essa parceria trará para os leitores afinal?

Essa parceria foi fechada exclusivamente para beneficiar os leitores do Vida de Triatleta. Com a inauguração da categoria “Nutrição” aqui no site, nos preparamos para trazer para vocês novidades , reviews, mitos e verdades e tudo o que une a nutrição aos esportes de resistência. A Nutrishape estará conosco para viabilizar a produção desse conteúdo todo, novidades do mundo dos suplementos novos produtos, oportunidades de experimentação e muito mais coisas surgirão dessa parceria em breve!

É com muita alegria que hoje oficializamos a Nutrishape como nossa nova parceira/patrocinadora! Muitas novidades surgirão dessa união e é um prazer tê-los conosco. Seja bem vinda a família Vida de Triatleta!


Especial Nutrishape/Webtreino: Carbo Energy Dry (Dynamic Lab)

$
0
0

Primeiramente vamos as apresentações. Um dos diferenciais da Webtreino Assessoria Esportiva é justamente apresentar e oferecer ao seu atleta a melhor infraestrutura possível, a assessoria conta com um projeto muito legal em parceria com a Nutrishape que oferece aos alunos novas experiências de suplementação e a possibilidade de fazer uso de diversos produtos durante os coletivos. O Vida de Triatleta, percebendo que podia agregar mais valor ainda a essa iniciativa, resolveu desenvolver esse especial aonde estaremos apresentando o produto que será usado nos coletivos do final de semana, assim os atletas poderão chegar no coletivo já sabendo o que é, pra que serve, como toma e o que faz cada coisa. Sem mais delongas vamos ao primeiro produto do especial: Carbo Energy Dry, da Dynamic Lab.

Esse produto é um repositor energético e hidroeletrolítico, composto por um mix de carboidratos de diferentes complexidades afim de promover a manutenção da glicemia e do aporte de energia. A estrutura do produto conta com:

  • Dextrose – Carboidrato simples (de rápida absorção).
  • Frutose – Carboidrato de média complexidade (absorção intermediária)
  • Maltodextrina – carboidrato complexo (é disponibilizado na corrente sanguínea de forma mais lenta, contém um índice glicêmico menor porém promove ganho de energia por mais tempo)
  • Óxido de magnésio, cloreto de sódio, vitamina C, cloreto de cromo, acidulante ácido cítrico, reguladores de acidez citrato de sódio e fosfato monopotássico, aromatizantes.

Vantagens:

  • 100% instantâneo em água gelada

O produto não forma aquelas famosas “pelotas” que a malto as vezes forma, é muito fácil de preparar e super prático até para levar em treinos longos.

  •  Não interfere na queima de gordura.
  • Otimiza a hidratação, facilitando a absorção intestinal de água
  • Enriquecido com vit C, cromo e magnésio, que tem função antioxidante e imunológica

Esse é um suplemento que ajuda tanto no pré quanto intra treino, promovendo um aporte energético e auxiliando e muito na hidratação e reposição dos eletrolíticos perdidos através do suor.

Como tomar:

Misture 30 g (1 medida dosador) de CARBO ENERGY DRY em 500ml de água preferencialmente gelada e consuma, por ser um suplemento muito solúvel sua preparação é muito simples. Também é possível carregar uma dose em treinos mais longos para poder usar na segunda metade do treino. Lembrando que neste final de semana os professores da Webtreino já irão fazer o preparo do produto nas proporções certas e o mesmo estará disponível no “galão da Nutrishape“!

Bons treinos a todos!

Review: Pump HD

$
0
0

Para estrear os reviews de suplementação aqui do Vida de Triatleta vamos começar logo com um pré-treino que tem ganhado cada vez mais força dentro do cenário dos esportes de Endurance, trata-se do Pump HD produzido pela BPI. Esse suplemento de formulação criteriosa promete deixar de lado apenas o efeito pré-treino e abranger outras áreas importantes do organismo, para uma melhor performance e rendimento nos exercícios.

Pré-treinos em geral tem em sua principal característica a estimulação, para que o atleta possa ter um melhor aproveitamento do seu exercício, potencializando fatores como força, explosão e resistência. O problema para nós, atletas de esportes de resistência, é que por muitas vezes esses pré-treinos são altamente estimulantes o que nos faz começar aquele longo de pedal ou aquele treino de transição com um gás absurdo e depois acabar decaindo rapidamente após 40 ou 50 minutos, derrubando a performance e causando uma queda drástica de rendimento. A BPI formulou o Pump HD justamente para que o seu padrão de ação deixasse de ser em “pico” (alta estimulação e baixa manutenção) e passasse a ser mais linear (estimulação média e manutenção prolongada). Mas como? Vamos a sua formulação para entender melhor.

O Pump HD é formado por uma série de elementos químicos mas chama a atenção pela excelente combinação de aminoácidos presente na sua fórmula:

  • Ácido Aspártico – Também conhecido com Aspartato, é um aminoácido não essencial (produzido pelo organismo) que tem uma possível função neurotransmissora excitatória no cérebro, existem indicações que esse aminoácido possa trazer resistência a fadiga. (1mg por porção)
  • Beta Alanina - Também é um aminoácido não essencial porém com uma função completamente diferente, o seu papel é promover uma concentração intramuscular alta de carnosina, uma pequena molécula composta pelos aminoácidos histidina e alanina. A carnosina de forma resumida, pode atrasar a falha muscular. Seus maiores benefícios podem ser o ganho de massa muscular e o aumento da capacidade aeróbica. (1mg por porção)
  • Glicerol - Usado por fisiculturistas, corredores e outros atletas de resistência, é um hidratante poderoso, com fortes propriedades osmóticas. Isto significa que atrai e liga-se a grandes quantidades de fluidos, como água,  permitindo que os atletas aumentem o seu teor de hidratação, o que pode aumentar o desempenho nos exercícios. (1mg por porção)
  • Glicina – Um dos maiores benefícios da glicina é que ela pode ser degradada a piruvado, um importante composto de vias metabólicas energéticas, auxiliando e muito na produção de energia.
  • L-Leucina – Um dos maiores responsáveis por evitar a perda/degradação muscular, a Leucina é um aminoácido essencial (não produzido pelo organismo) que trabalha ativamente na construção muscular, como atletas de resistência sofrem uma degradação muito grande de massa muscular durante os treinos, esse elemento tornasse muito benéfico.
  • Creatina Monoidratada - Uma creatina com alto índice de pureza que transforma-se em fosfato de creatina no organismo auxiliando no recrutamento muscular e no ganho de força. (2,055mg por porção)
  • Também estão presentes na sua formulação: Cálcio, Magnésio, Manganês, Potassio, Taurina, Acetyl L-Carnitina e Cafeína.

Para poder trazer uma informação mais precisa sobre esse produto nós fizemos o teste em diversas situações diferentes, tomamos o Pump HD antes de 3 treinos bem específicos e o resultado foi o seguinte:

Transição: Realmente o produto faz diferença aqui, quando você precisa sair da cama naquela manhã fria de Julho para fazer 40 com 8km qualquer coisa que dê um UP é muito bem vinda, nesse treino deu pra perceber uma manutenção muito legal do desempenho. No treino, que era formado por 4 baterias de 10km com 2km, deu pra perceber que ocorre sim uma sustentação maior da energia e até da potência. Fez muita diferença e foi aprovado com méritos.

Longo de ciclismo: O longo de ciclismo é um treino duro, dependendo para onde se pedala a alimentação é muito importante. Nesse dia dividimos a dose 50% antes do treino e 50% na metade do treino e também percebe-se um bom ganho de energia. Não se pode (nem se deve) substituir a alimentação por esse suplemento mas aliado a um bom carbo ele pode sim ter um efeito muito positivo no rendimento do seu treino.

Intervalado de pista: Aqui o rendimento do Pump é um pouco inferior aos demais treinos, como o treino de pista é muito intenso e curto a estimulação dele não faz aquela diferença considerável e quando ele começaria a agir de verdade o treino já acabou.

Resumo da ópera, o Pump HD é um produto que se encaixa muito no perfil dos atletas de endurance e pode sim passar a fazer parte de uma suplementação ativa principalmente pelo seu preço acessível e pelo intervalo de tempo das doses (o que aumenta consideravelmente o rendimento do produto). O sabor não é ruim (comparado a maioria dos pré-treinos) e o dosador contém apenas 11g o que facilita na hora de fazer o preparo por não necessitar de muita água. O valor do produto hoje gira em torno de R$ 215,00 e pode ser encontrado nas principais lojas do segmento. Para mais informações, o pessoal da Nutrishape (parceira Vida de Triatleta) está a disposição para esclarecer dúvidas através DESSE LINK.

DADOS TECNICOS

 

Especial Nutrishape/Webtreino: Glicodry (Nutrilatina)

$
0
0

Seguindo com o especial Nutrishape/Webtreino, o suplemento dessa semana é o famoso Glicodry da Nutrilatina!

Conhecido como um potente repositor energético, esse produto possui uma tripla fonte de carboidratos associados a D-Ribose + Whey Protein, afim de promover a manutenção da glicemia, o aporte de energia e a nutrição muscular. A estrutura do produto conta com:

  • Glucose – Carboidrato simples (de rápida absorção);
  • Frutose – Carboidrato de média complexidade (absorção intermediária);
  • Whey Protein Concentrado – Proteína de soro do leite de absorção intermediária;
  • D-Ribose – Carboidrato da família das aldopentoses que atua nas reservas musculares de ATP (energia);
  • Vitaminas, Minerais e Extratos de Açaí, Acerola e Guaraná.

Os repositores energéticos são conhecidos pela sua alta concentração de carboidratos, o Glicodry não é diferente porém conta com a associação da D-Ribose, o que acaba configurando um efeito diferente a esse produto. A Ribose (ou D-Ribose) é um carboidrato da família das aldopentoses descoberta em 1905 que se relaciona com o metabolismo através do ATP, GTP e NADH (nucleotídeos relacionados com a produção de “energia”). Ela é utilizada durante a atividade física como complemento, segundo estudos* a Ribose não melhora a performance atlética mas consegue aumentar os estoques intramusculares de ATP. Além de contar com um poderoso mix de carboidratos esse produto também tem 1g de proteína por porção, dispostas aqui na forma de Whey Protein Concentrado.

Como tomar:

Sugere-se diluir 2 colheres-medidas (60g) de Glicodry em 350ml de água gelada, agitando bastante para dissolver o produto por completo. Ao preparar em garrafas do tipo “squeeze” observar a correta proporção de água, para manter as melhores características do sabor e valores nutricionais.  O pessoal da Nutrilatina indica o uso 30 minutos antes da atividade física, durante a atividade física e imediatamente (em até 10 minutos) após a atividade física mas aí já fica a gosto do atleta. Lembrando que neste final de semana os professores da Webtreino já irão fazer o preparo do produto nas proporções certas e o mesmo estará disponível no “galão da Nutrishape“!

Bons treinos a todos!

*Dhanoa TS, Housner JA.Ribose: more than a simple sugar?Curr Sports Med Rep. 2007 Jul;6(4):254-7.

Especial Nutrishape/Webtreino: VO2 Energy Powder (Integralmédica)

$
0
0

Nesta semana o suplemento do especial Nutrishape/Webtreino é o VO2 Energy Powder da Integralmédica.

Pertencendo a família dos repositores energéticos assim como o produto da semana passada, esse suplemento também possui uma tripla fonte de carboidratos associados a D-Ribose + Whey Protein, afim de promover a manutenção da glicemia, o aporte de energia e a nutrição muscular. A diferenciação do produto é a inclusão da proteína hidrolisada do trigo. A estrutura do produto conta com:

  • Dextrose – Carboidrato simples (de rápida absorção);
  • Frutose – Carboidrato de média complexidade (absorção intermediária);
  • Maltodextrina – Carboidrato complexo (média/longa absorção);
  • Whey Protein Concentrado – Proteína de soro do leite de absorção intermediária;
  • D-Ribose – Carboidrato da família das aldopentoses que atua nas reservas musculares de ATP (energia);
  • Eletrólitos.

Os repositores energéticos são conhecidos pela sua alta concentração de carboidratos, o que faz a diferença aqui é a D-Ribose (assunto o qual já abordamos semana passada. A Ribose (ou D-Ribose) é um carboidrato da família das aldopentoses descoberta em 1905 que se relaciona com o metabolismo através do ATP, GTP e NADH (nucleotídeos relacionados com a produção de “energia”). Ela é utilizada durante a atividade física como complemento, segundo estudos* a Ribose não melhora a performance atlética mas consegue aumentar os estoques intramusculares de ATP. Além de contar com um poderoso mix de carboidratos esse produto também tem 1g de proteína por porção, dispostas aqui na forma de Whey Protein Concentrado e Proteína Hidrolisada do Trigo e uma série de eletrólitos que ajudam a repor os sais minerais perdidos durante o exercício através do suor.

Como tomar:

Sugere-se diluir 3 colheres de sopa (40g) de VO2 Energy Powder em 500ml de água gelada, agitando bastante para dissolver o produto por completo, tomando duas vezes ao dia (antes e após o treino). Ao preparar em garrafas do tipo “squeeze” observar a correta proporção de água, para manter as melhores características do sabor e valores nutricionais.  Lembrando que neste final de semana os professores da Webtreino já irão fazer o preparo do produto nas proporções certas e o mesmo estará disponível no “galão da Nutrishape“!

Bons treinos a todos!

Review: Honey Stinger Energy Gel

$
0
0

Definitivamente não dá pra negar que um dos lados bons dessa profissão é poder ter acesso a produtos diferenciados como o Stinger Energy Gel (obrigado Nutrishape), esse review será diferente dos outros porque não tem como manter a neutralidade quando se trata de algo tão diferenciado como esse suplemento.

Quem treina para esportes de endurance a algum tempo sabe que uma hora ou outra entrar no universo dos géis de carboidrato é inevitável para se manter uma boa performance nos treinos longos, passar por esse processo não é lá uma experiência muito fácil. Acostumar com a textura e com o sabor dessas “especiarias” antes era uma tarefa complicada pois infelizmente aqui no Brasil não temos a liberação da Anvisa para que muitos dos melhores produtos do mundo entrem no país porém agora conhecendo o gel da Honey Stinger acreditamos que essa experiência se tornou muito mais agradável e o salto de qualidade foi considerável. Vamos ao que interessa.

O Energy Gel da Honey Stinger não causa esse frenesi todo a toa, sua matéria prima é selecionada com um altíssimo padrão de qualidade afim de proporcionar o máximo de funcionalidade ao produto mas é no carboidrato que a mágica acontece. Através de uma sacada fantástica, o xarope de tapioca e o mel substituem a maltodextrina como principal fonte de carboidrato nesse gel criando uma “base” de sabor fantástica que aceita muito bem os flavorizantes ressaltando absurdamente as características de cada um deles.

A marca, já velha conhecida dos maratonistas por causa das suas famosas jujubas salvadoras, tem o sabor como um dos seus principais diferenciais e com esse produto não seria diferente. Durante o mês de Setembro tivemos acesso ao gel nos 3 sabores que a empresa atualmente oferece: Smoothie de Frutas, Baunilha e Açaí. Vamos falar de cada um individualmente:

  • Fruit Smoothie: A sensação de estar consumindo mel é muito real, é nessa que o principal ingrediente do produto mais se destaca, sua textura é um pouco mais líquida que as demais marcas do mercado porém é muito agradável e praticamente não deixa resíduos pós consumo.
  • Açaí Pomegranate: É a versão gringa do nosso velho e conhecido Açaí. Talvez seja o sabor menos característico dos 3 (até por sermos velhos conhecedores da fruta, o que eleva um pouco o nosso senso crítico) porém se encaixa com qualquer momento, os resíduos de sabor pós ingestão também são mínimos.
  • Vanilla: Difícil achar palavras para definir esse. Assim que recebemos e usamos pela primeira vez todos aqui do Vida de Triatleta ficaram chocados com o sabor e a textura desse suplemento. Recorremos aos nossos treinadores para ter certeza que não estávamos exagerando na avaliação mas as reações foram muito parecidas com as nossas, um deles até falou que “esse gel é pra comer em casa assistindo filme com a esposa”. Simplesmente inacreditável, a impressão é de estar comendo um sorvete de baunilha em forma de gel. É fantástico.

vanilla_organicgel

Todos os sabores são iguais em composição energética (100 Kcal para cada), além de serem orgânicos e terem ZERO gramas de gordura tanto saturada quanto trans. Devido as altas taxas brasileiras de importação  o preço dele não está na média dos produtos nacionais porém o seu sabor definitivamente também não pode ser comparado esses produtos. Após esse review o critério aqui no Vida de Triatleta ficou alto e nós não conseguimos mais ficar sem esse gel pelo menos nos longos de final de semana. Como a gente falou no primeiro parágrafo desse review, “não tem como manter a neutralidade quando se trata de algo tão diferenciado como esse suplemento” e essa é a mais pura verdade, até hoje foi o review mais gostoso que fizemos por aqui. Aprovado com louvor.

DADOS TECNICOS2

PS. Caso queira mais informações sobre o produto, o pessoal da Nutrishape está a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre preço, importação e disponibilidade. Entre em contato por AQUI ou por AQUI.

Especial Nutrishape/Webtreino: Accelerade (Pacific Health)

$
0
0

Nesta semana o suplemento do especial Nutrishape/Webtreino é o Accelerade, famoso 4:1 da Pacific Health.

Esse suplemento faz parte da família endurance da famosa marca Pacific Health, atualmente a líder do segmento quando se trata de recuperação muscular de esportes de resistência. Com uma fórmula patenteada de quatro carboidratos para cada proteína esse suplemento, segundo estudos realizados pela própria empresa, é capaz de reduzir os danos musculares em 83% e promover o aumento de resistência em 29% pela sua fórmula eficiente e o seu mix de antioxidantes que atuam no combate a produção de radicais livres produzidos no stress muscular dos treinamentos de endurance. Seus componentes principais são:

  • Whey protein – Proteína de soro do leite de absorção intermediária;
  • Frutose – Carboidrato de média complexidade (absorção intermediária);
  • Maltodextrina – Carboidrato complexo (média/longa absorção);
  • Vitamina E (Tocoferol) – Vitamina lipossolúvel, antioxidante, que ajuda na prevenção de danos motores.
  • Vitamina C (Ácido Ascórbico) – Vitamina (também antioxidante) que dispensa apresentações;
  • Componentes estruturais patenteados.

Com o diferencial de ter também uma boa quantidade de sódio e magnésio na sua fórmula, esse suplemento da uma boa base inclusive para a formação de energia, sendo assim um suplemento “multimodalidades” podendo ser pré, intra ou pós treino dependendo do objetivo do atleta.

Como tomar:

Sugere-se diluir colher medida (31g) de Accelerade em 350ml de água gelada, agitando bastante para dissolver o produto por completo. Ao preparar em garrafas do tipo “squeeze” observar a correta proporção de água, para manter as melhores características do sabor e valores nutricionais.  Lembrando que neste final de semana os professores da Webtreino já irão fazer o preparo do produto nas proporções certas e o mesmo estará disponível no “galão da Nutrishape“!

Bons treinos a todos!

CARBOIDRATOS – Você Sabia?

$
0
0

“Você Sabia?” é a nova coluna do Vida de Triatleta que vai trazer informações sobre nutrição esportiva e fisiologia por todo ano de 2015. Começaremos com o mais básico e recorrido assunto nas rodas de conversa dos atletas de resistência, os famosos CARBOIDRATOS.

Deixando de lado todo o lance espiritual e motivacional da coisa, para explicar um pouco de como a nutrição e a fisiologia funcionam vamos usar algumas metáforas como a da máquina por exemplo. Digamos que nós atletas somos uma máquina que produz performance (seja no triathlon, na natação, no ciclismo, na corrida, etc…), para que essa máquina funcione de forma eficiente é preciso que exista uma fonte de energia e é aí que o assunto em questão entra em cena. Por muitas décadas os carboidratos têm sido vistos como um auxílio ergogênico (aumento de performance), desde a década de 30 pesquisadores escandinavos já demonstraram que dietas com grandes quantidades de carboidratos aumentam o rendimento físico em exercícios de resistência aeróbia.

Molécula de Glucose

Podemos encontrar essas dietas naturalmente em uma grande quantidade de formas geralmente conhecidas como carboidratos simples (monossacarídeos: glucose, frutose e galactose) e carboidratos complexos (polissacarídeos que podem ser combinação de dois  monossacarídeos ou mais). Cada um desses elementos tem uma velocidade de absorção e uma característica diferente que podem ajudar ou atrapalhar o rendimento esportivo dependendo da sua forma de ingestão e da quantidade ingerida. Os carboidratos complexos, também conhecidos como amidos, geralmente são formados por várias combinações de monossacarídeos e classificados quanto a origem como vegetais (amido) e animais (glicogênio). A maltodextrina por exemplo é um polímero (várias unidades) da glicose, usada popularmente em bebidas esportivas e géis energéticos.

O processo digestivo dos carboidratos é relativamente rápido. Uma vez ingerido, o carboidrato passa a ser digerido na boca, com a participação de enzimas constituintes da secreção salivar (amilase), e continua no intestino delgado no qual secreções pancreáticas e enzimas intestinais reduzem os polissacarídeos primeiramente a dissacarídeos e, finalmente, a monossacarídeos sobretudo glicose, frutose e resíduos menores como maltose, isomaltose e dextrinas que são prontamente absorvidos pela mucosa intestinal sendo disponibilizados para os músculos em forma de energia.

Suplementação com carboidratos antes do exercício:

O consumo de carboidratos, no período de pré-exercício ou competição, deve ser feito de 3 a 4h antes do evento em quantidades cima de 300g, de acordo com o peso corporal. Entretanto, se a ingestão ocorrer 10 min ou 1h antes da atividade o consumo deverá ser de 5g/kg/peso ou 1g/kg/peso respectivamente. Os carboidratos consumidos no pré exercício devem ser complexos, pobres em fibras e sem gorduras. Sherman et al. observaram que a ingestão de 312g de carboidratos 4h antes do exercício resulta em aumento de 15% do desempenho físico; entretanto, não foram observadas diferenças quando a ingestão foi de apenas 45 ou 156g de carboidrato.

Suplementação com carboidratos durante o exercício:

Os efeitos benéficos da ingestão de carboidratos durante o exercício são creditados à manutenção dos valores sanguíneos da glicose. Segundo Willians, os músculos esqueléticos podem ser capazes de oxidar 200g de carboidrato ou mais por hora. É sugerido que os atletas devem consumir bebidas a base de carboidratos, contendo em média 15h de carboidratos, a cada 15 minutos para providenciar reposição de 60g/h.

Suplementação com carboidratos após o exercício:

A restauração dos estoques de glicogênio após exercício exaustivo é provavelmente o fator mais importante para determinar o tempo necessário para a recuperação. Durante as primeiras 2h após o exercício, a ressíntese de glicogênio é de 7 a 8%/h o que necessitaria pelo menos de 20 a 24h para a completa restauração dos valores normais. Essa ressíntese é muito mais rápida quando a ingestão de carboidratos é feita imediatamente após o exercício. A suplementação de carboidratos após o exercício pode trazer enormes benefícios para a recuperação do atleta de resistência.

Carboidratos são substâncias essenciais para qualquer atleta de resistência.

Nas colunas futuras vamos aprofundar esse assunto de forma mais técnica, falando sobre velocidades de absorção, técnicas de suplementaçao, glicemia, etc… Lembrando que essa matéria é generalista. Para que se obtenha uma melhora na performance individual o Vida de Triatleta indica a consulta com um nutricionista especializado para a formulação de um programa individualizado de nutrição.

Até a próxima!

REFERÊNCIAS:

SUPLEMENTAÇÃO ESPORTIVA, Auxílios ergogênicos nutricionais no esporte e exercício – Tácito Pessoa de Souza Junior

One-Carbon metabolism-genome interactions in folate -associated pathologies – PJ Stover


Review: EXCEED Energy Booster

$
0
0

A proposta dessa sessão do Vida de Triatleta é justamente trazer novidades a respeito de produtos relacionados ao nosso esporte, é nessa pegada que esse review já vem se apresentando. Trata-se do novo gel da Exceed chamado Energy Booster.

Esse gel diferenciado lançado no final de 2014 vem para engrossar a lista de produtos cafeinados para uso esportivo. Com uma reformulação legal na sua estrutura o Energy Booster tem um pouco menos de carboidrato (21g do Energy Gel contra 19g do Energy Booster) dispostas nos mesmos 30g do seu antecessor porém traz agora 40mg de cafeína, Ribose, assim como uma grande concentração de antioxidantes (27mg de Vitamina C e 6mg de Vitamina E, ambas correspondendo a 60% do valor diário recomendado de ingestão) e 81mg de sódio que exerce papel fundamental na absorção hídrica. Um pacote de nutrientes funcionais para auxiliar na performance esportiva.

Nossas impressões foram as seguintes:

Sabor: Ainda não existem muitos sabores disponíveis desse gel porém os que a gente experimentou foram altamente aprovados. O sabor chocolate não é extremamente doce como a maioria dos produtos dessa categoria e tem um toque diferenciado no “after taste” (se é possível usar essa expressão em uma matéria tão específica) não deixando aquele gosto de resíduo na boca após a ingestão. O sabor café é MUITO fiel ao sabor real, a impressão é nítida de estar consumindo realmente um café em forma de gel e quando se esta sofrendo por horas em um pedal longo ou em uma corrida desgastante isso realmente faz a diferença.

Textura: Sejamos sinceros, a textura de um gel de carboidrato não entra para a lista de sensações ímpares que um atleta tem na vida, mas entre as opções da categoria o Energy Booster agrada. Não é um gel “duro” como o GU mas também não é líquido como o Accel, fica em um meio termo agradável, mais para fluído do que para sólido. Isso é muito pessoal mas dá pra dizer que a aprovação aqui no Vida de Triatleta foi unânime.

Tamanho apropriado para momentos de necessidade.

Tamanho apropriado para momentos de necessidade.

Embalagem: Vamos lá, um gel pode ser fantástico porém se na hora da “sofrência” o danado escorregar, for difícil de abrir, for muito grande, muito plástico, de nada adianta porque metade dele vai fora OU porque você não consegue comer OU porque cai na hora da ingestão. O Energy Booster tem uma embalagem super simples e é fácil de abrir, após aberto o “buraco” que resulta do corte é de um tamanho legal dando uma boa vasão do produto. Em termos ergonômicos, o gel tem um tamanho ideal pois cabe na boca sem cortar a lateral dos lábios (o que é um adianto na hora que o bicho está pegando e você precisa ingerir o produto rapidamente por exemplo). Sem ressalvas.

Preço: Dentro dos padrões de um gel de qualidade. Infelizmente as taxas de imposto no Brasil são altas e é impossível que se consiga operar esse tipo de venda a preços internacionais, porém, comparado com os outros produtos de ponta disponíveis no mercado hoje o preço do novo gel da Exceed chama a atenção até por se enquadrar muito inclusive estando até um pouco mais “em conta”. Dificilmente um lançamento chega ao mercado com um preço tão justo, isso chamou a atenção.

O Exceed Energy Booster é mais um daqueles produtos desenvolvidos para a galera que precisa de energia e se dá bem com a cafeína, lembrando que a ingestão deve ser acompanhada de pelo menos 200ml de água para que seja feita a diluição do produto adequadamente e todos os seus benefícios sejam aproveitados. Seus ingredientes segundo a Exceed são largamente testados e selecionados para que os agentes principais de fornecimento de energia (Maltodextrina, frutose e cafeína) sejam realmente eficientes. Testado e Aprovado!

5 sinais que você precisa ajustar sua suplementação.

$
0
0

A suplementação talvez seja um dos maiores quebra-cabeças para o atleta de endurance, principalmente para os de longa distância. Se você desconfia que vem fazendo alguma coisa errada no seu planejamento, confira os 5 principais sinais de deduram a sua dificuldade na suplementação:

1 – Você não se planeja previamente: A nutrição adequada talvez seja a quinta modalidade do triathlon (junto com Natação, Ciclismo, Corrida e Transição), é preciso encarar essa parcela do seu treino/prova com muita seriedade e planejamento assim como a sua periodização. Para que a sua suplementação seja eficiente é preciso que ela seja discutida (de preferência com um profissional da área) e aplicada com disciplina e seriedade. Planejar a sua suplementação previamente não só te traz resultados mais expressivos como também proporciona um grande aumento na sua qualidade de vida.

2 – Você não liga para a sua taxa de transpiração: A hidratação desempenha um papel primordial nos esportes de endurance, quando negligenciamos a importância da transpiração estamos negando uma parcela fundamental dentro da nossa performance. Ao suarmos perdemos água e sais minerais importantíssimos tanto para a geração de energia através do metabolismo quanto para a absorção do resto dos nutrientes provenientes de géis e outros suplementos energéticos intra exercício. O ideal é que o atleta faça uma pesagem a cada entrada de novo ciclo dentro da periodização, aferindo seu peso antes e após um treino sem ingesta de água (para que possa ser determinada a taxa de transpiração). Assim podemos calcular a quantidade de hidratação necessária para manter-se hidratado, fazendo com que o treino renda muito mais.

3 – Sua performance oscila muito de um dia para o outro: É normal termos dias bons e dias ruins porém muita instabilidade durante a sua periodização pode ser um grande indicador de que a sua alimentação/suplementação está deficitária. Se os seus ritmos de corrida oscilam muito (através da sensação você percebe que o seu ritmo moderado muda de 4:15/km para 5:10/km entre um treino e outro) você pode estar pecando em algum detalhe relacionado a ingesta de nutrientes pré-treino ou na sua principal refeição do dia, por exemplo. As planilhas de treino são desenhadas para oferecer ao atleta uma evolução segura e constante dentro dos seus objetivos, se os treinos estão difíceis de encaixar mesmo que você esteja fazendo tudo exatamente como descrito pelo seu treinador (que espera-se ser um profissional sério e competente) talvez esteja na hora de você revisar o que anda comendo por aí.

4 – Você compra suplementos aleatoriamente em lugares inapropriados: Diariamente somos bombardeados com propagandas de novos elixires da performance, produtos que prometem força, concentração, velocidade, resistência mas que na verdade são “mais do mesmo” e nem sempre (mesmo) ajudam o atleta de forma efetiva. Ao escolher uma loja de confiança para fazer a compra dos seus suplementos você estará automaticamente se vinculando de maneira mais pessoal com o proprietário/vendedor/nutricionista do estabelecimento e isso pode ajudar na hora de levar ou não aquele suplemento da moda. Mantenha-se sempre fiel aos suplementos receitados pelo seu nutricionista mas caso queira experimentar algo novo, faça com cautela e procure se informar sobre o produto que está comprando. Evitar comprar suplementos em lugares não específicos como farmácias, supermercados, lojas esportivas, também pode ajudar a não levar aquele pote gigante que vai ficar na sua cozinha encalhado após 3 usos.

5 – Os seus suplementos são sempre diferentes: Isso tem um pouco a ver com a compra compulsiva relatada no item 4 porém também trata-se de uma experimentação exagerada. Suplementos alimentares são divididos em “categorias” (proteínas, géis de carbo, pré-treinos, pós treinos, vitamínicos, etc…), dentro dessas categorias existem uma infinidade de opções que podem as vezes confundir o atleta. A procura pelo sabor/textura/preço ideal é constante porém trocar todo dia de marca de gel ou comprar uma proteína diferente a cada final de pote pode alterar completamente o seu “modus operantis” corporal (seja pelo hábito ou pelo simples fator de que cada produto tem a sua porção de matéria prima e ao trocar a marca você estará automaticamente alterando a sua dosagem). É importante que você encontre o seu suplemento preferido, a sua batida perfeita, porém quando achar se mantenha fiel, nesse relacionamento só você tem a ganhar.

Agora já ficou mais fácil perceber se você vem errando na sua suplementação. Consulte um profissional adequado caso ainda não o tenha feito e bons treinos!



Latest Images